Gerar leads nas Redes Sociais: qual o segredo?

 Separamos 5 dicas para ajudar você a alcançar resultados consistentes com a geração de leads em redes sociais. Acompanhe!

Não é novidade para ninguém que as redes sociais se tornaram um dos mais influentes canais de comunicação entre pessoas nos últimos anos. Gerar leads nas redes sociais tornou-se fundamental para os empreendedores que possuem uma presença online.

  1. Defina quem é a persona

A persona surge do estudo aprofundado da segmentação do público-alvo da empresa, que, a partir de informações anteriormente coletadas dos clientes, como idade, profissão, renda, local de residência etc., é possível criar o perfil do cliente perfeito para a empresa.

O objetivo de desenhar o perfil da persona é atrair leads mais qualificados e guiar esse potencial cliente durante todas as etapas do funil de vendas. Não se atentar na criação de uma persona, ou também conhecido como cliente ideal, pode fazer com que boa parte da estratégia de marketing digital seja perdida, pois poderá atingir pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo naquele momento.

  1. Escolha da melhor rede social

Depois de definir o perfil das pessoas que deseja alcançar, ou seja, depois de criar a persona, o próximo passo é a escolha de qual rede social será utilizada.

Assim, na hora de escolher a rede social em que você vai efetivamente atuar, é importante considerar qual a que mais se alinha ao planejamento e à estratégia de negócios da sua empresa.

Se você, por exemplo, é proprietário de um escritório de consultoria empresarial que busca compartilhar conteúdos com pequenos empreendedores, uma boa alternativa seria a rede profissional LinkedIn, que permite a interação com pessoas do meio corporativo.

  1. Gere conteúdos ricos e relevantes para a persona

O segredo para atrair visitantes é o compartilhamento de conteúdos relevantes que sejam úteis para a persona naquele momento. No inbound marketing, a criação e compartilhamento de um conteúdo rico, bem escrito e relevante é essencial para atrair o leitor e convertê-lo em cliente.

Para gerar leads nas redes sociais, é necessário que os conteúdos compartilhados sejam escritos sempre levando em conta a persona e que gerem valor para quem os visualiza. Também é necessário manter uma constância de compartilhamentos, afinal, as redes sociais são uma porta de entrada da sua empresa para os potenciais clientes.

  1. Converta os visitantes em leads

Depois de planejar e executar todas as etapas citadas acima, o principal objetivo é que os visitantes realizem uma conversão, seja o preenchimento de um formulário ou a aquisição de um produto ou serviço.

As redes sociais, se usadas de maneira estratégica, podem ser uma ferramenta facilitadora na efetiva conversão de visitantes em leads por meio das Lading Pages.

Por exemplo, você alguma vez, navegando em algum website, encontrou um formulário que poderia ser preenchido automaticamente por meio da sua conta do Facebook? Esta é a Landing Page, com uma conversão que chamamos de conversão social!

Além de serem fáceis para o usuário, que preencherá o formulário automaticamente, as informações desse visitante estarão no seu banco de dados, o que, consequentemente, facilitará a efetivação da compra e pode até mesmo ser usado como segmentação para e-mail marketing.

  1. Analise os resultados da estratégia de gerar leads nas redes sociais

Mensurar os resultados permite ter a noção de quais pontos precisam ser melhorados para uma efetiva atração e conversão desses visitantes em clientes.

A geração de leads nas redes sociais é um trabalho que deve ser desenvolvido em conjunto com estratégias de inbound marketing. É importante lembrar da importância de contratar uma empresa de consultoria em marketing digital para uma orientação quanto à melhor estratégia para sua empresa.

 

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